sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Prostituição e espiritualidade

(Estatua de alabastro da deusa-deus Ishtar, Babilônica, 350 antes de Cristo)

Para nossa cultura, influenciada pela moral judaico-cristã, sexo está sempre associado a transgressão, é algo errado, sujo, pecaminoso, vergonhoso, que dirá o sexo fora do casamento... 

Mas olhando além, por todo o mundo temos exemplos de culturas em que o sexo é visto sob uma luz mais positiva, e eu ousaria dizer, mais condizente com o que ele é e promove: prazer, procriação, só coisas boas. Nessas culturas a libido é desejável, celebrada e tem um lugar no meio das coisas consideradas sagradas.

Inana é a divindade patrona da mais antiga cidade da história, Uruk, na antiga Mesopotamia, próximo da região onde é o atual Iraque. No que tange a sexualidade e o erotismo, sua personalidade é o oposto das personalidades sagradas do Cristianismo, do Judaísmo, e até mesmo das de muitas culturas não-abraâmicas, como a Egípcia, a Grega, e a Romana, com suas santas e deusas maternais, monogamicas ou até mesmo castas... Inana é dona de uma sexualidade livre e, de fato, prostituta é um dos seus epítetos.

Em seu primoroso livro Babilônia, A Mesopotamia e o Nascimento da Civilização, Paul Kriwaczek conclui que essa sexualidade avançada, pra frente como diríamos, rs, é natural a um povo ousado como os sumérios, porque somente um povo inclinado a inovação poderia inventar tudo o que eles inventaram: a roda, a escrita, e a civilização.

A prostituição é a especialização no campo das práticas sexuais e do erotismo, assim como os profissionais de outras áreas os profissionais do sexo são pessoas que se dedicam a aprimorar tudo ligado a essas atividades, são epitomes de sensualidade, aptidão sexual e sedução da mesma forma que um cheff da culinária faz na área da alimentação e da nutrição. E ela estava lá, em sua melhor forma, no centro da cultura mãe da Civilização. 

Felizmente nós podemos conhecer sua incrível visão de mundo e renovar nossas definições de sofisticação cultural e de humanidade com um referencial muito mais saudável do que o nosso atual.

E você, minha amiga e meu amigo pra frente, já rezou em agradecimento a Inana hoje? Rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário